LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Educação Digital: Sala de Estudo Virtual

Educação Digital

Laboratório de Informática do Centrão 

Planaltina-DF


1. TEMA

Educação Digital no Laboratório de Informática

2. PROBLEMA DE PESQUISA
Como aliar educação à tecnologia? Como estudantes utilizam a informática para aprimorar a leitura, estabelecer metas, desenvolver pesquisas e resolver problemas? Como alunos buscam a criatividade, o lazer e o entretenimento no laboratório de informática?

3. OBJETIVO GERAL
Aliar a educação aos recursos tecnológicos, especialmente à internet do Centrão de Planaltina-DF.

3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
Capacitar estudantes e profissionais da educação para a utilização de ferramentas da informática na educação, a fim de diversificar e ampliar os processos de ensino e aprendizagem;
Gerenciar a qualidade do projeto Educação Digital no Laboratório de Informática;
Capacitar o aluno a desenvolver pesquisa por meio do plano de ação;
Divulgar cursos para funcionários da escola para a utilização de ferramentas da informática;
Integrar os recursos tecnológicos de forma significativa com o cotidiano educacional;
Integrar o projeto Educação Digital  ao Projeto Político Pedagógico da escola;
Contemplar as diversas áreas do conhecimento de forma interdisciplinar;
Elaborar um plano de qualidade do projeto Educação Digital com o auxílio da Direção da escola.

4. JUSTIFICATIVA

O presente projeto Educação Digital busca auxiliar os estudantes na pesquisa escolar, a fim de responder às suas expectativas enquanto leitor e pesquisador. Então, como aliar educação à tecnologia? Como estudantes utilizam a informática para aprimorar a leitura, estabelecer metas, desenvolver pesquisas e resolver problemas? Como estudantes buscam a criatividade, o lazer e o entretenimento no laboratório? Sabe-se que a estratégia de leitura aplicada às várias ciências corresponde às diversas disciplinas do aluno em sua série escolar de ensino. O professor, por meio do plano de ação, estabelece comandos aos alunos a fim de desenvolver a pesquisa. O comando pode ser por meio de estudo dirigido, roteiro de pesquisa, situação-problema, resolução de questões objetivas e/ou subjetivas, análise de provas comentadas, etc. O professor é quem estabelece a estratégia de leitura a fim de atender às necessidades do aluno. Pensando nisso, o presente projeto baseia-se na educação digital, especialmente no que tange ao bom uso do computador e ao desempenho da internet. O projeto Educação Digital garante aos alunos o desenvolvimento de pesquisa por meio da internet, bem como proporciona entretenimento entre os estudantes.  É importante que o professor incentive os estudantes ao bom uso do computador e da internet.


5. REFERENCIAL TEÓRICO

Livros e autores utilizados no projeto de pesquisa:


ALMEIDA, Fernando José de. Uma zona de conflitos e muitos interesses. In: Salto para o futuro: TV e informática na educação. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, 1998. 112 p. Série de Estudos Educação a Distância.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Da atuação à formação de professores. In:Salto para o futuro: TV e informática na educação. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, 1998. 112 p. Série de Estudos Educação a Distância.

BORBA, Marcelo C. e PENTEADO, Miriam Godoy - Informática e educação matemática - coleção tendências em Educação Matemática - Autêntica, Belo Horizonte - 2001.


6. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Este projeto será desenvolvido no Laboratório de Informática  e o público alvo são alunos dos dois turnos, matutino e vespertino, e profissionais da área de educação. Este projeto é aplicado, também, no turno noturno.
Visando aliar educação à tecnologia e, especialmente, o bom uso e desempenho do computador e internet, o projeto tem como referencial o Centrão de Planaltina-DF.